Reconhecimento
Em 10/08/2018, pela Portaria nº 756 do MEC, a Faculdade Max Planck recebeu o reconhecimento de Centro Universitário Max Planck. Atualmente, oferece cursos de pós-graduação nas áreas de Engenharia e Tecnologia, Saúde, Medicina Veterinária e Negócios. A UNIMAX está estruturada com os seguintes cursos de graduação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Curso Superior de Tecnologia em Logística e Curso Superior de Tecnologia em Marketing.
No âmbito da graduação, o Centro Universitário Max Planck concebeu e vem progressivamente implantando em seus cursos o Projeto EDUCAR. Esse projeto visa uma educação personalizada, na qual os educandos são protagonistas na construção do próprio conhecimento. No EDUCAR, os conceitos são estudados à medida que fazem sentido para os estudantes, uma vez que são articulados ao desenvolvimento de propostas de intervenção. Fundamentalmente baseado numa educação voltada para a prática, o Projeto EDUCAR promoveu uma grande transformação nos espaços de ensino, nos papéis de docentes e estudantes, e na organização dos conteúdos de modo mais integrado e orientado à prática.
Implantado a partir de 2018 nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica), Engenharia de Produção e Gastronomia, o EDUCAR busca o desenvolvimento da autonomia dos educandos para que possam trabalhar em grupos e compartilhar conhecimentos, utilizando tecnologias digitais como aliadas nesse processo. Com relação aos professores, os mesmos exercem funções de orientadores no processo ensino-aprendizagem, compartilhando seus saberes profissionais e acadêmicos. Sendo assim, o EDUCAR parte de uma proposta metodológica que impacta na ação do professor em situações de ensino e na ação dos estudantes em situações de aprendizagem, uma vez que a troca de saberes e práticas entre professores e educandos e entre os próprios educandos se torna mais interativa e colaborativa. Considerando a grande sinergia nas premissas do EDUCAR e das DCN-2001 e 2014 para a graduação em Medicina, o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina está alinhado ao Projeto EDUCAR.